TJMA ITAPECURU Comarca participa de ações de cidadania para encarcerados e recuperandos



A 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim participa, de 28 de agosto a 1º de setembro, de dois eventos voltados para a promoção de ações de cidadania, saúde, educação e esporte para 183 encarcerados e egressos do sistema prisional: a “Semana do Recuperando” e a XVIII “Semana do Encarcerado”.
A Semana do Encarcerado é promovida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, em parceria com o Poder Judiciário e Prefeitura Municipal. A abertura da programação será feita às 9h, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Itapecuru-Mirim.
Na solenidade, será entregue a certificação de internos formados no Curso de Refrigeração (instalação e manutenção de ar-condicionado) e inauguradas três oficinas: “Semear”, “Alinhando Vidas” e “Ate em Gesso”. No dia 29, às 16h, oito casais de presos vão participar de cerimônia de casamento comunitário.
As atividades da Semana do Recuperando, promovida pelo Poder Judiciário da comarca, são voltadas para os 20 egressos do sistema prisional em processo de recuperação e reinserção social na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.
A programação têm início às 14h, na sede da APAC, com pronunciamentos da juíza Mirella Cezar Freitas (titular da 2ª Vara), do promotor de Justiça e do presidente da APAC, seguida da palestra “Somos Todos Recuperandos”, com o defensor público Marcus Patrício Monteiro. À tarde, quatro casais com noivos internos vão se casar em cerimônia de casamento comunitário, às 16h.
Nos dois eventos, a programação seguirá ao longo de toda a semana, com atividades de integração diversificadas, com palestras sobre temas na área da segurança e do sistema penitenciário, metodologia de humanização da APAC, apresentações culturais e religiosas.
PARCERIAS - Os eventos estão sendo realizados com o apoio Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral da Justiça e em parceria com a Associação Comercial do Município, Prefeituras dos Municípios de Itapecuru Mirim, Cantanhede e Anajatuba; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil; Núcleo de Estudos de Estado; Segurança Pública e Sociedade (UFMA) e Federação Brasileira das APACs (FBAC).
Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma 

Comentários